Curso de Ciências Rurais
A cada semestre são disponibilizadas cinquenta (XX) vagas no concurso Vestibular da UFSC para o Curso de Ciências Rurais, totalizando cem (XXX) vagas por ano. Os horários das aulas é de segunda à sexta-feira nos períodos matutino, vespertino e eventualmente poderá haver aulas noturno e nos sábados no período diurno. O curso de Ciências Rurais do Campus de Curitibanos é composto de 06 semestres. A estrutura acadêmica do curso de graduação em Ciências Rurais é concebida como um bacharelado interdisciplinar.
Núcleo de conhecimentos básicos e profissionais Do primeiro ao sexto semestre compõe-se o Núcleo de Conhecimentos Básicos e Profissionais, que confere ao aluno o diploma de Bacharel em Ciências Rurais. Conforme estabelecido no projeto pedagógico do curso de Ciências Rurais, nesta etapa são oferecidas disciplinas como Sociologia, Cálculo, Física, Química e Biologia, e outras mais específicas, como Botânica, Morfofisiologia Vegetal e Animal, Tecnologias de Produção de Culturas, Ciência do Solo, Topografia e Desenho Técnico, além de disciplinas envolvendo o desenvolvimento e a produção sustentável. A formação contemplada com a visão holística, resultante da soma do conhecimento generalista básico e profissional permite o acompanhamento do avanço científico e tecnológico. Atividades extraclasse Durante o curso o aluno é estimulado a participar de atividades de ensino, pesquisa e extensão, em projetos desenvolvidos pelos professores do Campus. Atuação do profissional Assim, o recém formado poderá atuar em sua profissão de forma a acompanhar as novas tendências e participar de forma crítica em seu campo de trabalho. Este profissional será considerado mais apto e flexível, com facilidade no aprendizado de novas e inesperadas tarefas e, assim, enfrenta melhor eventuais crises no mercado do trabalho. O Bacharel em Ciências Rurais é um cidadão apto a enfrentar os desafios do mundo contemporâneo, com formação eclética que lhe permite a ampliação de conhecimentos e competências cognitivas, com sólida formação acadêmico-científica, com espírito crítico e capacidade de discernimento ético, social e político que lhe permitem contribuir para a solução de problemas cada vez mais complexos da vida pública e, principalmente, preparados para a escolha da formação profissional. |
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